terça-feira, 3 de maio de 2011

Carros Chineses - Eles já invadiram o país.

Eles já invadiram o país. Os carros chineses já não são mais "restritos" aos mais de 1,3 bilhão de habitantes locais. Assim como outros inúmeros produtos feitos por lá, os carros começam a ganhar o mundo também.

No Brasil, os primeiros veículos chineses começam a desembarcar em 2007 e sua principal arma é o preço baixo. Porém, além dos preços baixos de venda, outras vantagens são os itens de série que na maioria já vem equipamentos com ar-condicionado, airbag duplo, direção hidráulica e até freios ABS.


Hoje, já temos oito fabricantes de carros chineses vendendo seus veículos no Brasil. Alguns já são conhecidos nossos pelo grande investimento na mídia, como é o caso da JAC Motors, mas outros nem tanto. Então, resolvi fazer uma lista dos fabricantes que já estão ofertando seus veículos aqui e falar um pouco sobre cada um.

Chana, Chery, Haima, JAC, Lifan, Effa, Hafei, Jinbei




Chana
Changan como é conhecido na china nasceu em 1862. Com mais de um século de vida é uma das primeiras indústrias automobilísticas chinesas.

Com uma grande capacidade de produção, Changan tem 11 fábricas de veículos completos e duas fábricas de motores, com capacidade anual de 1,5 milhões de veículos e 1,5 milhões de motores. Changan também tem fabricas na Ásia, América, África e Europa.

Seus produtos vão desde motores 0.8L até 2.5L, carros de passeio e veículos comerciais. A Changan esta no top 20 dos fabricantes de veículos no mundo e em 4 na indústria automobilística chinesa.


Chery
Fundada em 1997, a Chery Automobile Ltda. é a maior montadora independente da China. Sediada em uma área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados está presente em 80 países, tem 15 unidades produtivas e emprega aproximadamente 25 mil funcionários em todo o mundo.

Com apenas 13 anos de existência, a Chery alcançou posição de destaque na indústria automotiva chinesa e no mercado internacional.
Líder em crescimento e campeã de vendas internas, a Chery tem alcançado resultados significativos no mercado internacional, é a única fabricante de automóveis a conquistar uma posição entre os 200 maiores exportadores da China, destacando-se por oito anos consecutivos, como a campeã nacional de exportações.
Investindo em qualidade e desenvolvimento tecnológico, a Chery é a única montadora independente da China a receber cinco estrelas no teste de colisão do C-NCAP.


Haima 
Conhecida como Zhengzhou Automobile Co. Ltd. foi fundada em julho de 2007, com capital de 192,85 milhões de dólares. 

A base de sua produção são mini-ônibus, carros e vans. As fábricas tem capacidade de produção anual de 50.000 unidades de mini-ônibus e 150.000 unidades de carros.

A Haima possui acordo com a japonesa Mazda e seus modelos são atualizações de modelos antigos da marca ou ré estilizações em modelos atuais.



JAC
Jianghuai Automobile Co., Ltd., posteriormente chamada de JAC Motors, foi fundada em 1969. 

No começo a produção era exclusivamente de caminhões. Mas com o tempo, a fábrica cresceu e se modernizou e hoje possui uma linha de veículos que atendem aos diversos segmentos do mercado automobilístico.

A marca, está presente em mais de 100 países da África, América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania e já acumula um crescimento de 80% nas vendas.

A fábrica da JAC Motors é situada em um terreno de 300.000 m2, a fábrica em si, ocupa impressionantes 120.000 m2. Sua produção em 2009, superou os 450.000 veículos.


Lifan
Fundado em 1992, o Grupo Lifan se tornou um dos maiores conglomerados privados da China.

Presente no ranking “Top Enterprises in China” da revista Forbes, o grupo conquistou também o “Nation Card” chinês, que o posiciona como uma das 100 marcas mais capazes de simbolizar o desenvolvimento da economia daquele País.

Apesar da curta trajetória, já conquistou seu espaço em vários setores  competitivos, com um portfólio que engloba fábricas de automóveis, motocicletas, caminhões, motores e até um time de futebol.

Não por acaso, a Lifan Automobile, braço automotivo do grupo, foi a primeira marca chinesa a entrar no mercado da União Europeia, e sua rede de vendas hoje está presente em 167 países da Ásia, Europa, África e América do Sul.



Effa
Era uma empresa propriedade de Changan Motors(Chana) e fabricava alguns carros em parceria com a Suzuki Motor Corporation do Japão.

Hoje a empresa resposavel pela marca é a Hafei.  O Grupo Harbin HAFEI Indústria Automobilística Ltda. é a espinha dorsal de um dos maiores e mais importantes conglomerados de pesquisa, desenvolvimento e produção automobilística da China.




Como dito acima, o Grupo Harbin HAFEI Indústria Automobilística Ltda. é a espinha dorsal de um dos maiores e mais importantes conglomerados de pesquisa, desenvolvimento e produção automobilística da China.
         
O grupo concentra diversas empresas, contando com mais de 11.000 funcionários uma capacidade de produção anual de 400.000 automóveis e 550.000 motores automobilísticos. Com a sua filosofia de trabalho sério e eficaz, o grupo já exportou milhares de veículos, além de 2,72 milhões de motores para mais de 40 países.




Jinbei
Líder de vendas na China, um país com mais de 1 bilhão de habitantes, a Shenyang Brilliance Jinbei Automobile é uma das empresas mais importantes do setor automobilístico chinês, tendo ocupado por seis anos consecutivos a liderança no segmento de utilitários, vans e mini ônibus.

A Jinbei utiliza altíssima tecnologia na sua linha de produção, que tem a parceria da Toyota no desenvolvimento de seus motores, para oferecer produtos acessíveis e de extrema qualidade.

Sua participação no mercado chinês é extremamente significativa (60%) no segmento de vans com o modelo Topic, comercializando aproximadamente 300.000 unidades anuais.

A Jinbei também é líder no segmento de vans com vários modelos e versões para passageiros e também para a atuação em segmentos especiais, como: ambulâncias, viaturas policiais etc.

Um comentário: